Descrição |
São 3 Partes encadernadas em um volume. Enc. int. de pele da época com as Armas de Portugal gravadas a seco na pasta da frente e com um carimbo heráldico nas guardas; 96+ (3) págs.; (5)+ 64 págs. e (6)+ 97+ (3) págs.; 142 mm.
Exemplar com algumas manchas amareladas, com o nome do autor riscado e com vestígios de bicho no festo de algumas folhas. Texto perfeitamente legível.
Falta neste exemplar as gravuras e explicação das mesmas, no final do livro
"No século passado e no início deste, até sensivelmente ao fim dos anos vinte, foram publicadas um grande número de obras versando a estratégia, em parte devido aos conflitos em que directamente entrámos, nomeadamente a Guerra Peninsular, Guerra Civil, Campanhas da Ocupação e a Primeira Grande Guerra. No respeitante a épocas mais recuadas, séculos XVII e XVIII, os livros que versavam estes temas eram, na sua maioria, traduções mais ou menos adaptadas para o Exército; por vezes até se utilizavam os próprios manuais na língua de origem. Temos conhecimento perfeito do influxo que o nosso país recebeu das nações dominantes no respeitante à estratégia e táctica. Poderemos citar a influência que o Conde Lippe nos trouxe da organização prussiana e Beresford da inglesa. (...)" In- Bibiografia Militar de Manuel António Ribeiro Rodrigues. |