Descrição |
MANUSCRIPTO DO SECULO XVI Annotado por ALVARO RODRIGUES DE AZEVEDO Bacharel, Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, Professor de Oratoria, Poetica e Litteratura no Lyceu Nacional do Funchal, e Advogado na Ilha da Madeira.
Funchal Typ. Funchalense 1873.
Enc. da época de lomb. e cantos em pele, com as capas de br.; XI+ 920 págs.+ 1 litog. extratexto (retrato de Gonçalves Zarco); ilu.; 25 cm.
Carminado e aparado só à cabeça.
" (...) Resolvemos, portanto dar ao prelo sómente a parte das Saudades da Terra concernente a este archipelago da Madeira, isto é o livro II dellas. E no presente volume o realisámos. Diz o aphorismo mais vale pouco que nada. (...) Nunca na Madeira foi impressa obra de metade deste volume. Os typographos só estão affeitos a descurado labor na imprensa jornalística. - Valeu- nos, na revisão e correcção, o nosso inteligentissimo amigo o Sr. João Joaquim de Freitas, bibliothecario da Camara do Funchal, a quem aqui tributamos sinceros agradecimentos. (...) Damos tres indices. O primeiro é o dos - diplomas e documentos copiados - ou extractados nas notas. O segundo é o das - pessoas e cousas notaveis - mencionadas no texto e notas. Completam- se um pelo outro. O terceiro é o - indice geral. Aqueles são alphabeticos. Este segue a ordem da paginação do livro. Além dos indices, coordenámos alphabeticamente, no - Summario historico dos povoadores e familias madeirenses, - de pag. 513 e 845 (XXI ) em diante, - os apellidos dessas familias, - e aponctámos as pag. do texto e notas onde a elles ha referencia. (...) " In- Prefacio. |