Descrição |
COLEÇÃO COMPLETA em 6 volumes
Enc. int. de sint.. vermelha com as armas de Portugal gravada a ouro na pasta da frente; 6 volumes; 1º Vol.- 565 págs. c/ 1 retrato do autor+ (1) pág.; 2º Vol.- (8)+ 661 págs.; 3º Vol.- (8)+ 579+ (2) págs.; 4º Vol.- (6)+ 660+ (1) pág. (com ligeiro defeito na lomb.); 5º Vol.- (6)+ 614+ (1) pág.; 6º Vol.- 252 págs.; ilu.; 218 mm.
Reimpressão da edição de 1860-1871, com uma introdução de Jorge Borges de Macedo e agora com mais um volume - INDICE de NOMES PROPRIOS,-elaborado por Carlos Louzeiro de Moura e Maria Júlia de Oliveira e Silva sob a orientação de Jorge Borges de Macedo.
"(...) A obra História de Portugal nos séculos XVII e XVIII, cuja reimpressão agora se prepara, não foi, em sentido nenhum, improvisada. Tal como teve uma longa justificação, assenta numa concepção histórica, cujas regras de base estavam, há muito formuladas. Já em 1848, o autor assina uma espécie de declaração de princípios onde diz que, em história, as suas intenções visam «a apreciação das épocas, o quadro resumido da vida política e social; e a apreciação dos tipos, ou individuais ou colectivos, que representam os factos e as classes». E no sentido da própria preparação, confessará, dez anos depois, que «a história não se improvisa e para a escrever com asserto e segurança, em Portugal, um noviciado de largos anos e continuados exames será apenas um preparatório suficiente». (...) " Jorge Borges de Macedo (In-pág.102) |