Descrição |
B.; 660 págs. + (1) fl.; ilu.; 241 mm.
Capas de brochura com ligeiras manchas.
" (...) Em 1997, Paula Cristina Machado Cardona apresentava na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a sua dissertação de mestrado em História da Arte em Portugal, intitulada Perfil Artístico das Confrarias em Ponte de Lima na Época Moderna, tornando- se assim uma pioneira nesta área.
Graças a uma notável determinação que pudemos acompanhar por inerência das nossas funções de orientadora científica, a Autora levou a bom termo uma investigação que, desde o início, se adivinhava difícil pela diversidade de fontes, pela dispersão de dados e pelo volume de informações ainda não tratadas arquivisticamente. Utilizando-se uma metodologia segura, de grande precisão, é tecida lentamente ao longo do trabalho uma trama onde são introduzidos elementos que, devidamente articulados, permitirão obter uma perspectiva rigorosa não só das confrarias em análise, mas também da complexidade da época em que se enquadram.
Assim, com o objectivo de traçar um contorno mais definido da ambiência religiosa limiana dos séculos XVII e XVIII, Paula Cardona debruça-se particularmente sobre as confrarias da Matriz de Ponte de Lima que, inseridas num contexto pós- tridentino, sofrem um impulso significativo no período referido. (...)" In- "Prefácio" de Natália Marinho Ferreira Alves. |